Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Pontos de Vista X Verdade (Nietzsche e o Perspectivismo)


Nietzsche e o Perspectivismo




Friedrich Nietzsche - Friedrich Nietzsche é um dos principais filósofos da contemporaneidade. Sua vasta obra inaugurou temas na filosofia que colocam em questão assuntos tidos como “intocáveis”.



Uma das ideias desenvolvidas por Nietzsche é a de perspectivismo, onde a forma como vemos a verdade depende da nossa perspectiva. Segundo o filósofo, na medida em que a palavra "conhecimento" tem algum significado, o mundo é cognoscível, mas interpretável. Caso contrário, ele não tem nenhum significado exato, mas inúmeros significados – O “perspectivismo".




São nossas necessidades que interpretam o mundo; nossas unidades e seus pontos favoráveis e contrários. Cada unidade é uma espécie de desejo de dominar. Cada um tem a sua perspectiva e gostaria de obrigar todas as outras unidades a aceitá-la como uma norma.




Alguns comentaristas dizem que Nietzsche acreditava em algo chamado de verdade, mas que não existia uma perspectiva correta da verdade. Enquanto outros argumentam que Nietzsche considerava a própria noção de verdade como falsa, e que a verdade é apenas o ponto de vista das pessoas que têm o poder de fazer valer os seus pontos de vista.




O Eterno Retorno é uma das mais famosas ideias de Nietzsche, segundo a qual haveria um sem fim, a repetição idêntica de tudo no universo para um número infinito de vezes. É duvidoso que Nietzsche acreditava que a ideia do eterno retorno vinha a ser uma verdade cosmológica, mas nas obras que publicou, ele trata como um meio de vida-afirmação”. Em outras palavras, devemos buscar viver conscientes de que cada momento será repetido infinitamente, e devemos sentir apenas suprema alegria com a perspectiva. De acordo com Nietzsche, seria necessário um sincero amor Fati (Love of Fate), não para simplesmente suportar, mas para desejar o eterno retorno de todos os eventos exatamente como eles ocorreram - toda a dor e alegria, a vergonha e glória. Nietzsche adjetiva a idéia como "terrível e paralisante", e também caracteriza o peso desta idéia como o "peso pesado" que se possa imaginar (das schwerste Gewicht); o desejo de eterno retorno de todos os eventos que marcam a afirmação definitiva da vida.


Desafio: Mova um palito e forme um quadrado





Já sabe como fazer isso?



Este é um teste de raciocínio lógico!
São quatro palitos de fósforo.
Mova apenas 1 para que se forme um quadrado.

Pense com calma e atenção.

Já encontrou a solução?

Após ver a resposta vai achar que não era assim tão difícil.

É mais uma questão de ter um ponto de vista diferente.

Conforme Nietzsche a verdade é apenas o ponto de vista das pessoas que têm o poder de fazer valer os seus pontos de vista, você concorda?

Algumas de suas frases:



"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."
"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."



Vamos para a solução?



Mova um único palito de forma que internamente se forme um quadradinho.


Veja:




Então, diante da solução apresentada pela lógica dos palitos, poderíamos pensar e olhar por outro ponto de vista, quem sabe nos faça mudar de ideia sobre coisas e pessoas.

 

Fontes:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biografias/friedrich-nietzsche.htm