Certa vez ouvi que a Filosofia era a responsável pelas notas baixas dos alunos em Matemática e Português, esta afirmação foi resultado de uma pesquisa encomendada pelo governo, me desculpem, mas só posso pensar que o resultado da pesquisa foi encomendado pelo governo para atender seus interesses.
Penso que se o aluno vai mal em Português e Matemática, é preciso fazer alguma coisa, durante o período em que está em sala de aula, em primeiro lugar esperar pelo resultado do Enem para saber se o rendimento é baixo é contraproducente e já é muito tarde para tomar alguma medida visando aqueles que já chegaram até ali, portanto é preciso focar em ações que possam melhor o desempenho dos alunos, talvez aumentar a carga horária, mudar o tipo de abordagem de conteúdo, mudar a maneira de levar o conhecimento, estimular a curiosidade, provavelmente uma ou outra destas ações, e talvez uma combinação poderá ajudar a melhorar o desempenho nestas disciplinas básicas e superimportantes. Por quê digo isto, porque já ouvir dizerem que o ensino de “Filosofia e Sociologia obrigatórias derrubam notas em Matemática", este foi o título da reportagem publicada na Folha de São Paulo no dia 16/04/2018, a publicação revela os resultados de uma pesquisa inédita que será publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a afirmação é muito maluca, fizeram pesquisa direcionada para a retirada da disciplinas, a pesquisa é uma piada de mal gosto, sob o pretexto de aumentar a carga horária de Português e Matemática querem tirar a Filosofia e Sociologia do currículo do Ensino Médio, as razões da retirada destas disciplinas são outras, obviamente a gente fica se perguntando se esses pesquisadores não tinham como objetivo produzir evidências que atestassem as políticas polêmicas que ele apoia, caso da Reforma do Ensino Médio e do Escola sem Partido, penso que sim!
Não é de agora que sabemos que para muitos partidários desse movimento, e de movimentos de governos anteriores a Sociologia e a Filosofia são uma pedra no sapato por serem disciplinas de vocação crítica, reflexiva e que trazem o tema da política e da ética para a sala de aula como uma demanda da formação cidadã contemporânea.
A formação cidadã contemporânea tem entre seus objetivos combater o senso comum, aquele tipo de conhecimento onde todos nós acabamos pensado da mesma forma, iguaizinhos sem saber porque, apenas achamos que pensamos sem dar-nos conta da repetição automática, não temos opinião crítica e muito menos única, é aquilo que todos pensam e acham sem ter uma fundamentação racional, na formação cidadã contemporânea a Filosofia e a Sociologia desempenham os papeis centrais fazendo com que as pessoas busquem a verdade e o conhecimento, quer que ele seja procurado por meio do pensamento, da pesquisa, da observação e do pensamento racional sobre tudo, a escola é o local onde as pessoas esperam encontrar a mina de ouro do conhecimento formal filosófico e preparação para o bem viver.
A Filosofia nasceu questionadora, nasceu com o olhar da coruja vigilante, sempre a caça das imposições e ideologias, está sempre olhando com suspeita os demais saberes se são sempre intencionados e/ou ideologicamente orientados, sua vigilância crítica está atenta aos meandros que constroem os saberes, isto faz com que a olhem com respeito e obviamente com alguma resistência e receio, sabem que esta vigilância crítica é combativa e não aceitam qualquer verdade imposta, o que imediatamente trata negando-lhe caráter absoluto ou independente, considerando-a, portanto, analisando se de importância ou valor relativo, não é cega como a justiça, é a sua desconfiança que a faz muitas vezes indesejada.
A construção do Estado moderno contemporâneo é assentado na ideia e pensamento lógico dos direitos humanos fundamentais, bem como a sociedade e a economia que foram construídos através de reflexões e contribuições que filósofos como Hobbes, Locke, Rosseau, Kant, Marx, Ricardo e Smith, a Filosofia e Sociologia são nossas parteiras de pensadores, sem a parteira o pensamento crítico retornara ao senso comum e a estagnação da coisa que sempre foi assim e assim ficará.
Se nos perguntarmos qual matéria nos serviria mais na vida e quais poderíamos dispensar, provavelmente quem conhece um pouco de Filosofia certamente diria que a filosofia não estaria dentre as matérias dispensáveis, devemos então pensar em outras matérias dispensáveis e que só servem para encher um currículo, apontadas as matérias dispensáveis elas por sua vez cederiam seu tempo para Português e Matemática, porém ainda haverá aqueles que pensam o contrário, não estariam dispostos a abrir mão de seus conteúdos, então uma das soluções talvez fosse pensar melhor em seus conteúdos, e também pensarmos, por que não, em aumentar a carga horária letiva se não quisermos abrir mão de alguma coisa, falamos tanto em reforma, que nem lembro mais quando começou esta famigerada reforma que não acontece.
A Filosofia e a Sociologia estão ai para não só pensar em como fazemos o que fazemos, mas também para mudar o que fazemos, a Filosofia que é a mãe das disciplinas, presente desde os gregos antigos é a grande mestra até hoje, querer dispensa-la é um retrocesso, a falta dela irá paralisar o mundo do conhecimento, pois existe algum conhecimento que não tenha em sua base o conhecimento filosófico, é óbvio que não, um governo que pensa em excluir a Filosofia e a Sociologia dos currículos escolares tem má intenção, a política pensa no poder e na manutenção do poder, e a política é um dos temas centrais da Filosofia, e a ética o outro tema está ai para disciplinar a política.
Desde os peripatéticos nossa caminhada neste mundão foi iluminada pelos pensamentos filosóficos, seja pensamento científico, lógico, crítico, reflexivo, prático e sistemático, é na filosofia que encontramos as ferramentas para arte de viver, é a partir da Filosofia que a humanidade passa a entender a descoberta da razão que deu início a toda forma de pensamento real e explicado no sentido humano. A filosofia surge da necessidade de despertar o lado racional humano, com isso, pode - se refletir, argumentar e pensar de maneira lógica e racional acerca das coisas.
Não tem como dissociar a lógica da matemática, é através da lógica matemática que se analisa determinada proposição buscando identificar se representa uma afirmação verdadeira ou falsa. A lógica esta ligada à filosofia, tendo sido iniciada por Aristóteles (384-322 a.C.) que se baseava na teoria do silogismo, ou seja, em argumentações válidas.
Filosofia e Matemática estão diretamente ligadas, o pensamento filosófico compreende uma importante ferramenta dentro da área da Matemática, como é explicitado na Geometria Analítica, que requer o pensamento constante para que os resultados sejam achados, a Matemática para Filosofia é o estudo dos fenômenos matemáticos através dos métodos de análise empregados na filosofia, a Filosofia da Matemática é o ramo da filosofia que investiga os fenômenos da Matemática. A lógica também é um dos ramos da Filosofia, e é na lógica que se entende a natureza lógica e estrutural da própria matemática o que torna este estudo amplo e único entre seus homólogos filosóficos, através da lógica matemática que utilizamos seus instrumentos através do qual a análise da realidade existente, e até mesmo da não existente, se torna mais rápida e segura.
Nós temos vários filósofos que chegaram a importantes conclusões através de estudos voltados para lógica e a matemática, como Pitágoras, Parmênides, Aristóteles, Descartes, Poincaré, Euclides, Arquimedes, Leibniz, Newton, Euler, Condorcet, Frege, Outros pensadores igualmente importantes, mas agora voltados para a Sociologia temos grandes nomes que se destacaram como Marx, Durkheim, Weber, Comte, Bourdieu, Florestan Fernandes, Freyre, Adorno, enfim, seria impossível pensar que conseguiríamos chegar onde chegamos sem o pensamento destes pensadores que fizeram toda a diferença no conhecimento e avanço da humanidade, pensadores que iluminaram a Filosofia, a Matemática e a Sociologia.
Não podemos deixar o ensino de Português de fora, vejamos, o ramo da Filosofia da Linguagem, é o mais importante ponto de contato com o ensino de Língua Portuguesa, é através dele que podemos compreender as imensas possibilidades da linguagem se não vamos além da confusão entre os seus níveis morfológico e sintático, é um importante ramo de estudo de como podemos compreender o potencial do conhecimento humano e assim avançamos para além das teorias que dizem que os conceitos são formados por abstração, a partir das imagens mentais e das ideias, e é a partir de seus estudos que podemos fazer as devidas distinções do aprendizado de Língua Portuguesa escrita dentro de uma lógica de conteúdo, a língua tem que fazer sentido além de suas abstrações e convenções, dedicados as questões fundamentais, e as questões derivadas delas, como o uso, compreensão e a relação com a realidade, é através deste estudo que percebemos a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existe no mundo.
É possível pensar neste mundo sem as contribuições dos Estados modernos sem a lógica dos direitos humanos fundamentais, e as reflexões sobre a sociedade e economia sem o pensamento filosófico de Hobbes,
Locke, Rosseau, Kant, Marx, Ricardo e Smith? obviamente que pensadores como eles foram responsáveis por grande parte do conhecimento humano, não é possível viver sem o incentivo da Filosofia e da Sociologia na construção de outras mentes geniais, nosso futuro depende deste tipo de iniciativa.
A Filosofia isolada não funcionará, assim como a Matemática e Português, a obtenção de conhecimento deve ser integrativa, não isolada, integração é a forma do ser humano pensar, o pensar está integrado e não está separado em matérias e disciplinas como pensamos atualmente, quando separamos tendemos a pensar que esta ou aquela é melhor ou mais necessária, tendendo a exclusão, provavelmente esta é a razão responsável pelo insucesso no ensino e desinteresse por parte do educando.
Um dos traços mais importantes do comportamento humano é a abstração, esta é uma habilidade que envolve a capacidade de sintetizar fatos particulares para o estabelecimento de uma certa teoria sobre algo, o ensino de Filosofia se torna impossível de ser ensinada em virtude de sua complexidade e abstração pelo pouco tempo atual disponibilizado pelo MEC, os benefícios obtidos pelo ensino de Filosofia são imensos, a retirada deste tipo de conhecimento ou redução de sua carga horária que já é pequena, será responsável por uma perda considerável no desenvolvimento de mentes que poderiam fazer toda a diferença neste mundo complexo que vivemos, basta olhar para trás e retirar da história todas as mentes brilhantes que nos precederam e fizeram toda a diferença para chegarmos até aqui, então imaginar chegar na academia sem pelo menos alguma base de conhecimento de alguns pensamentos filosóficos será um problema sério para os futuros acadêmicos, será uma aberração mental, é irracional.
Irracional porque ao final do ensino médio estaremos ainda mais distantes e relegados ao abandono total de reflexão consciente sobre como as coisas são (metafísica); como você sabe disso (epistemologia); como você deve agir (ética); como devemos viver uns com os outros (política) e como podemos expressar tudo na realidade (estética), de fato é uma soma de razões que causam o abandono e banidos estaremos de um universo que faz toda a diferença na vida de todas as pessoas, gostem ou não, esta é a verdade.
A ideia de retirada do ensino de Filosofia e Sociologia será um “tiro no pé” de qualquer governo, porque estarão retirando do trabalhador a possibilidade de autoconhecimento, se pensarmos bem, ao retirarmos o ensino destas disciplinas estaremos retirando o contato da ação resumida por Sócrates na célebre frase “conheça-te a ti mesmo”, esta sabemos de antemão é uma das tarefas mais difíceis que existe, e uma das mais importantes na vida, quantas vezes na vida nos deparamos com situações que precisamos estar seguros do nosso papel na vida e no mundo, por exemplo, numa entrevista de emprego, geralmente nos perguntam: “quais são as suas maiores qualidades, e quais são os seus maiores defeitos, por que você mudou tantas vezes de emprego, já pensou em trocar de carreira, por que mudou de carreira, porque escolheu nossa empresa, o que espera de nossa empresa, fale um pouco de suas atividades diárias e suas relações com a chefia e seus colegas” Isto lhe parece pouco? A Filosofia está aí para nos ajudar a fazer escolhas, estas informações básicas é que irão nos guiar na vida profissional, é lá na vida profissional que passaremos a maior parte de nosso dia a dia funcionando de verdade, a consciência de nossa identidade é a consciência de quem sabe como reagir frente as questões vitais quando somos questionados, é o momento e em última instância que teremos que responder e expressar como realmente somos e o queremos, logo retirar o ensino de Filosofia será como castrar a possibilidade de futuro mais autêntico e identitário.
Razões não faltam para pensar porque querem retirar o ensino de Filosofia e Sociologia, é porque são ensinos perigosos, basicamente, são capazes de complicar e desmontar qualquer resposta ou afirmação que possamos fazer acerca do mundo, inclusive duvidar das intenções éticas e morais que motivam as pessoas e os governos a agirem como agem, ambas são perguntadoras, indagadoras, investigadoras incansáveis, as perguntas assustam, tiram a impressão de solidez, segurança e ordem, elas balançam com todas essas estruturas que estiverem mal alicerçadas, destroem o que estiver podre e fraco para construir desde o alicerce, uma nova construção sólida e forte, os estudos estimulam a melhoria continua com ética e moral, estas são basicamente as principais razões que destroem qualquer moral e política de rebanho, como disse Nietzsche: “a existência de um comportamento humano puramente submisso e irrefletido sobre os valores dominantes da civilização”, o ensino de Filosofia e Sociologia possibilitam as pessoas refletirem sobre a moral de rebanho o que move o homem é o hábito, o costume, se não forem bons porque então não mudar? Reagir as mudanças pretendidas em retirar o ensino de Filosofia e Sociologia é uma forma de reagir a moral de rebanho, reagir é lutar contra o cabresto, seja movido pela mão da esquerda ou da direita.
Um dos maiores problemas atuais é a relação conflituosa entre a ética e a política, o casamento vai de mal a pior, seguidamente temos notícias de atos de corrupção de políticos interesseiros, está tão frequente que estamos nos habituando a situação, a ideia é tão estupida que associamos estes péssimos atributos como inerentes a função de corrupção ao político, o hábito vira costume ao ponto de haver hesitação observados nos debates, o que antes nos parecia evidente numa atitude ética, agora é controverso, não podemos negar que atualmente a presença do espirito de Maquiavel surge apontando verdadeiras suas premissas, o problema do conflito entre o agir ético e os interesses políticos estão na base da política.
Entre suas missões, a Filosofia e a Sociologia procuram despertar nos jovens e adultos a ideia de liberdade e pensamento crítico, o conhecimento não tem bandeiras, partidos ou preferencias ideológicas, o conteúdo filosófico e sociológico a ser apresentado, debatido e entendido diz respeito a ideia de liberdade com compromisso, implicando por fim no conflito entre a ética e a política, o conflito é decorrente das más escolhas, temos liberdade para escolher nossos políticos e cobrar deles o agir correto, por mais esta razão a Filosofia e a Sociologia são odiadas e rejeitadas, ao longo das últimas décadas batalhas foram e estão sendo travadas na tentativa de tirar estes conhecimento do currículo, sabemos bem se tratar da tentativa de destruição da possibilidade das pessoas se armarem com ferramentas que só o pensamento crítico pode construir.
Algumas citações para reflexão:
“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.“ — Paulo Freire filósofo e educador brasileiro 1921 – 1997b Fonte: https://citacoes.in/citacoes-de-educacao/
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.“ — Immanuel Kant 1724 – 1804 Fonte: https://citacoes.in/citacoes-de-educacao/
„Não se julga suficiente que a lei garanta a cada cidadão o livre e inofensivo uso de suas faculdades para o seu próprio desenvolvimento físico, intelectual e moral. Exige-se, ao contrário, que espalhe diretamente sobre a nação o bem-estar, a educação e a moralidade.“ — Frédéric Bastiat político francês 1801 – 1850 Fonte: https://citacoes.in/citacoes-de-educacao/
„A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.“ — Émile Durkheim Sociólogo francês 1858 – 1917 Fonte: https://citacoes.in/citacoes-de-educacao/
„Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.“ — Michel Foucault, A Ordem do Discurso Fonte: https://citacoes.in/citacoes-de-educacao/
„A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.“ — Émile Durkheim Sociólogo francês 1858 – 1917 Fonte: https://citacoes.in/citacoes-de-educacao/
Vou deixar uma pergunta para reflexão: a situação que a política se encontra com tantos problemas éticos tem sua origem na educação formal, informal, ou em ambas, ou ainda, nada tem a ver com educação?
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