Um ditado iorubá nos conta que: “Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que arremessou hoje”, esta afirmação está na mitologia africana, quando joga a pedra por trás do ombro e mata o pássaro no dia anterior, Exu reinventa o passado. Ensina que as coisas podem ser reinauguradas a qualquer momento”. Iorubás ou nagôs é uma das maiores etnias do continente africano em termos populacionais e exu é uma das entidades da religiosidade afro-brasileira, ele é um dos maiores orixás, mal interpretado pelos católicos, infelizmente deturparam a verdade sobre este orixá tão presente e importante na vida dos seres humanos quando afirmaram que ele é a representação do mal, o que não é verdade, o que fizeram foi atirar uma pedra naquilo que não sabiam por pura ignorância. Quem sabe podemos fazer o que o ditado Ioruba sugere, podemos agir com respeito e reinventar a história no presente que é o futuro do passado e contar como de verdade as coisas são?
Reinventar é uma atitude de resiliência e requer força, movimento e atitude, o exu que existe em cada um é o poder existir consciente que existe e está vivo, é ele que nos propulsiona ao desenvolvimento, a mobilização, ao crescimento e a transformação no processo de humanização.
A capacidade de Exu, o senhor das encruzilhadas, consegue subverter o tempo, para ele não há inicio, meio ou fim, mas simplesmente uma ação determinada, até mesmo o passado que parecia ser imóvel e inalterável pode ser reinventado, re-significado.
Nas encruzilhadas encontramos a pluralidade e o dialogo das diversas vertentes, é onde nos permitimos reconhecer-nos no outro, o tempo desnuda a história, tirando os véus das mentes das pessoas, através do desejo de exu passam a entender e respeitar o outro pelo que se apresenta do novo que já é velho, neste longo processo de humanização.
Exu é uma entidade da mitologia afro-brasileira que é associada a
diversos aspectos, incluindo o equilíbrio entre forças opostas, a
comunicação entre o mundo material e espiritual, e até mesmo a travessia
de limites. Exu é frequentemente representado como um mensageiro e um
mediador entre os planos terreno e espiritual, ele tem a habilidade de agir de forma eficaz e estratégica, mesmo com um
lapso de tempo entre a ação e seus efeitos, esta metáfora também indica que Exu é capaz
de antecipar o futuro e agir de forma apropriada no momento certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário