A Política desde os gregos é objeto de estudo e parte da educação que forma o cidadão, trata-se de um ramo de estudo da Filosofia que trata da investigação das relações humanas no sentido amplo e coletivo. Temos com importante referencia para estudo Platão e Aristóteles, eles deixaram legados reflexivos, o primeiro nos deu sua contribuição com a obra Republica onde discutiu as possibilidades de uma sociedade justa e ideal e o segundo se tornaria célebre famoso pela política grega, estabelecendo a forma de democracia para os gregos, falar de política começa obrigatoriamente com o estudo destas obras.
O estudo da política ao longo destes milênios desde os gregos passou por muitas mudanças, como o choque das civilizações, novo ordenamento pós-guerra fria, pós segunda guerra mundial, arranjos da política nacional e internacional, primavera árabe, diretas já dando inicio a uma nova fase no Brasil, novas ideologias, abandono de ideologias resultado do jogo de poder, assim vem sendo construída a historia pela razão que o homem vem dando aos interesses pessoais e coletivos.
A educação formal deve ser um agente politizador no sentido de ensinar o individuo a viver em sociedade, o que significa cuidar da vida coletiva, trabalhar na formação política dos indivíduos pela sua conscientização e a realidade que a cerca, a democracia deve ser fomentada, pois esta em permanente construção.
O professor precisa se tornar um agente politizador, sem que ele propicie condutivamente tendência para este ou aquele partido, visto que o aluno tende a ver no mestre um exemplo muitas vezes a ser seguido, assim as ideologias devem ser amplamente estudas e apresentadas de uma forma imparcial, assim como não queremos que nossos filhos sejam levados a esta ou aquela religião, politicamente também não queremos.
O distanciamento das pessoas do cenário político se deve em grande parte as noticias constantes do envolvimento dos políticos em atos de corrupção e a impunidade, há um forte receio das pessoas comuns e de bem em se aproximar destes políticos sob pena de contaminarem ou serem influenciados de alguma forma por um mundo que esta se tornando abominável, muitas vezes associamos as figuras de políticos com seus casacos e gravatas a figuras que povoam a fantasia de um submundo de seres diabólicos com poderes suficientes para oprimir ainda mais os setores mais fracos da sociedade.
Numa outra associação feita com relação a política segue por uma seara de um mundo desconhecido, esta impressão é devido a falta de esclarecimento, este esclarecimento se pautado dentro do ambiente escolar, possivelmente poderá proporcionar domínio pelos signos, códigos e conceitos próprios da política, conforme o viés a sociologia e a filosofia, principalmente, podem apresentar este mundo aos alunos a partir de programas educativos com participação critica e reflexiva.
Convenientemente e conforme o programa, poderá ser apresentado aos alunos que conforme a vontade da sociedade esta poderá se tornar justa, estando sob os cuidados da política a missão de transformar nossa democracia em uma forma participativa de governo, propiciando sua legitimação pela autentica participação política de seus cidadãos.
Assim, ensinar a política no ensino médio é de fundamental importância, uma das tarefas da escola é educar para a cidadania, a cidadania é construída não através de submissão ao que esta posto, mas através do entendimento e participação, para que uma democracia seja forte, teórica e pratica, a democracia deve ser entendida como um processo dinâmico de desacomodação, a educação política resgata os cidadãos de uma situação de acomodação de uma democracia pronta e acabada, a democracia como sabemos é construída e mantida a partir de atitudes positivas do cotidiano, aproveitando e criando espaços.
O ensino da política precisa estar presente nos currículos escolares, a iniciação dos jovens adolescentes dentro de uma realidade pratica de maneira a integra-lo a dinâmica do currículo escolar, proporcionando ao aluno ao longo de seus aprendizados apreensão dos acontecimentos e sua localização espaço-temporal, de forma que ele também possa contribuir em sua própria formação, de maneira integral,, utilizando o método construtivista quando são consideradas suas experiências e inquietações, que conforme Paulo Freire “é o agir em respeito a autonomia do ser do educando”.
Todos nós trazemos como forma de “ser” em nosso interior experiências ou impressões construídas pela observação, como seres humanos somos curiosos, alguns mais do que outros, mas todos somos observadores, o que falta nesta observação é a critica analítica e construtiva, a escola possui as ferramentas e orientação para uso destas ferramentas que ensinam a aprender a aprender, para fazer, ser e ter,
A partir do senso comum é possível construir uma relação com a política e a realidade social, a compreensão de suas “lógicas” nos leva a compreender que esta tudo relacionado, funcionando como partes de um grande processo, neste sentido a educação funciona como uma bússola que ira nos permitir fazer a leitura deste imenso mapa.
A geografia possui em seu amago o conhecimento que nos ensina a trafegar espacialmente dentro e fora das linhas dos mapas, compreendendo a topografia e os climas próprios de cada região, a sociologia assim como a geografia possui conhecimentos científicos que permitem a leitura do mundo político, a compreensão das relações é uma das tarefas da sociologia, o professor que esta presente no cotidiano dos alunos é uma das referencias do aluno, a outra referencia é a escola como instituição que garante ao aluno a possibilidade deste aluno construir sua cidadania.
O domínio das ferramentas que permitem ao aluno fazer a leitura do mundo político, lhe possibilita analisar e refletir acerca da realidade vivida, este aluno que esta entrosado, consegue superar as barreiras dos limites do senso comum, passando para outra etapa munido de armas, tais armas lhe darão condições de enfrentar uma guerra que é travada no cotidiano, assim o aluno deixa de ser uma pessoa passiva e passa a ser militante consciente, fazendo escolhas mais coerentes.