Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Resenha do livro Paz é Cada Passo: O Caminho da atenção plena de Thích Nhất Hạnh


Este é um tipo de livro que entramos na leitura de um jeito e ao final saímos de outro, o que ele tem para nos ensinar fará muita diferença na vida da maioria das pessoas, seja pela sensibilidade das estórias e poemas, seja pela técnica budista nos contemplará com ensinamentos como ferramentas de uso diário na vida de todas as pessoas, além de tudo é inspirador e muito prático.

Sinopse: Paz é cada passo é um guia para uma jornada exatamente nessa direção. Thich Nhat Hanh começa ensinando como respirar conscientemente e estar consciente dos pequenos atos em nossas vidas cotidianas, depois nos mostra como usar os benefícios da atenção e concentração para transformar e curar estados psicológicos difíceis. Finalmente ele nos mostra a conexão entre a paz interior, pessoal, e a paz na Terra. Este é um livro de muito valor. Pode mudar a vida dos indivíduos e a vida da nossa sociedade.

O autor Thích Nhất Hạnh, nasceu em 11/10/1926 em Hue, Vietnã, é um monge budista, pacifista escritor e poeta Vietnamita. Um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos. Nascido na região central do Vietnã, ele se juntou aos monges na idade de dezesseis anos. Ele é respeitado mundialmente pelos seus ensinamentos budistas poderosos e pelo seu exemplo de vida, seu ensinamento-chave reside na crença de que, através do mindfulness, podemos viver em plenitude no momento presente, e que essa é, aliás, a única forma de desenvolvermos a paz, tanto em nós mesmos como no mundo.

Pioneiro a trazer o mindfulness para o Ocidente, sobreviveu a três guerras, a perseguições e a mais de cinco décadas anos de exílio, fundou seis mosteiros e dezenas de centros de prática de mindfulness em todo o mundo. Escreveu mais de cem livros de poesia, ficção e filosofia, e foi proposto para o Prémio Nobel da Paz por Martin Luther King, que o apelidou de «apóstolo da paz e da não violência». Thich Nhat Hanh viveu na França por muitos anos, perto de Bordéus, num mosteiro budista por si fundado chamado Plum Village, que é também um centro de meditação.

Atualmente com 94 anos e sofrendo os efeitos de um acidente vascular cerebral grave, Thich Nhat Hanh retornou à sua cidade natal, Hue, na região central do Vietnã, para passar o fim de sua vida no mosteiro onde tornou-se monge noviço aos 16 anos de idade.

Desde seu retorno ao templo Tu Hieu, no final de outubro de 2019, sua presença vem atraindo centenas de seguidores, alguns dos quais esperam dias na esperança de terem um vislumbre dele sendo levado pelo pátio do templo em sua cadeira de rodas.

O prefácio do livro tem a especial colaboração do Dalai Lama:

Thich Nhat Nanh começa por ensinar a plena consciência da respiração e a percepção de pequenos atos de nossas rotinas diárias, demonstrando depois como fazer uso dos benefícios da plena atenção e da concentração para transformar e curar estados psicológicos difíceis. Ele, finalmente, nos mostra a conexão entre a paz interior, pessoal e a paz na Terra. Este é um livro muito valioso. Ele pode transformar a vida das pessoas e a vida na nossa sociedade. DALAI LAMA

Paz é cada passo – O caminho da atenção plena é um livro de lembretes dividido em três partes que são: Parte I – Respire! Você está vivo; Parte II – Transformação e cura; Parte III – Paz é cada passo, constituído a partir de palestras, escritos publicados e não publicados e conversas informais com ele, por um pequeno grupo de amigos.

Um dos pontos mais interessantes é que ele introduz um conceito denominado ‘interser’, trata-se de uma inovadora forma de construção de valores que visa contribuir para uma maior consciência humana da interconexão de todos os seres, numa conexão intrínseca a doutrina e filosofia budista e a ideia existencial do ‘interser’, este insight é relevante também porque na atualidade vivemos tempos de produção acelerada sempre na busca do alcançar de metas, nos fazendo lembrar que todos somos responsável por tudo e por todos, sobretudo no que se refere à questão ética e sustentável dentro da perspectiva do conceito da interexistência, com o potencial de promover uma sociedade mais dialogal e pacífica, na relação dos seres humanos entre si e com a natureza, apresentando um caminho através da prática da atenção plena como potencial para promover uma ampliação da consciência a respeito da existência, de maneira que o praticante possa vivenciar a ideia da interexistência, isto é, a natureza do interser.

Nesta correria da vida contemporânea, tendemos a perder contato com a paz interior que está disponível a todo instante, ele em sua criatividade e habilidade encontra uma forma de tirarmos proveito das mesmas situações que normalmente nos pressionam e nos antagonizam. Para ele, um sino de igreja, um telefone tocando são usados como um sinal que nos lembra de retornar ao nosso verdadeiro eu.

O simples ato e hábito de lavar a louça com seus pratos sujos, luzes vermelhas de sinaleiras de veículos e engarrafamentos no trânsito são amigos espirituais e oportunidades no caminho da conscientização e atenção plena. As nossas satisfações mais profundas, os sentimentos de alegria e de completude mais profundos estão tão próximos ao nosso alcance quanto a nossa próxima respiração consciente e o sorriso que podemos esboçar agora após cada inspiração e expiração.

Thich Nhat Hanh no primeiro capítulo já nos dá a chave que abrirá as portas da atenção plena, ele começa ensinando como respirar conscientemente e estar consciente dos pequenos atos em nossas vidas cotidianas, depois nos mostra como usar os benefícios da atenção e concentração para transformar e curar estados psicológicos difíceis. Finalmente ele fala dos desajustes globais e nos mostra a conexão entre a paz interior, pessoal, e a paz na Terra.

Inspirando e expirando:

Inspirando, eu acalmo meu corpo.

Expirando, eu sorrio.

Habitando o momento presente,

Sei que este é um maravilhoso presente!

Cada capitulo é uma pílula é um método prático que serve para integrarmos os eventos cotidianos à busca pela paz interior, começando com a conscientização do respirar e do sorrir e se estendendo para o trabalho, o lazer, os relacionamentos, a família, a luta com a tecnologia, o dinheiro e a política, tudo a ver e adaptado com nossos hábitos contemporâneos.

O livro é uma coletânea de ensinamentos que servem como guia para meditar e refletir, essencialmente buscando ensinar como manter a mente desperta, ou seja, como viver no verdadeiramente no presente, enxergando o outro como real e não apenas como fantasmas.

Em uma de suas frases: “Não precisamos fazer uma longa viagem para admirar o azul do céu”.

Desde o início Thich Nhat Hanh, afirma que a chave e a base da paz interior e atenção plena está na respiração consciente, desfazendo a ideia de dualidade de corpo e mente, colocando-nos na real presença nas tarefas do dia-a-dia e felicidade:

 

“A plena consciência é o alicerce de uma vida feliz.”

 

Dentre seus grandes conselhos, especialmente nestes tempos de extremismos e radicalismos políticos e religiosos temos:

 

“Não idolatre ou se prenda a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia. Os sistemas de pensamento são meios de orientação. Eles não são a verdade absoluta.”

 

Sua maneira de ensinar foi centrada em torno da respiração consciente, a consciência presente em cada respiração, cada momento do cotidiano são oportunidades do exercício da atenção plena, a paz está em cada passo.

 

A paz que experimentamos quando estamos exercitando é milagrosa, a pratica diária nos proporciona uma tranquilidade harmonizadora, nossa mente, nosso espírito, nosso organismo são beneficiados imediatamente, nota-se uma mudança radical na forma que vemos a vida, os problemas parecem perdem a intensidade, as soluções surgem naturalmente, o exercício é sem duvida um portal para um novo mundo. Experimente!

 

Fonte:

Nhat Hanh, Thich. Paz é cada passo: o caminho da atenção plena; tradução de Maria Goretti Rocha de Oliveira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário