Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

Freud e a Filosofia

              Ontem, sábado, 27 de agosto, eu e minha linda (Márcia para quem não conhece é minha esposa que chamo carinhosamente de linda) passamos uma tarde memorável, aceitamos o convite do Claiton Pinzo, do Café Filosófico promovido pelos alunos de Filosofia do IPA e Livraria Roma, ouvimos a palestra do ilustre Professor Dr. Julio Bernardes acerca do tema “Linguagem em Freud”. É claro não posso deixar de registrar a presença do ilustríssimo e querido professor Dr. José Luiz Novaes. De nossa parte (Linda e eu) ficamos bastante satisfeitos com a preleção competente do Professor Julio, sabem quando há satisfação? É quando saímos com gosto de quero mais, e a discussão acerca do tema permanece, seguimos pensando e falando. Lá foram citados filósofos como Platão, Aristóteles, Sto Agostinho, Hegel, Hobbes, Kant, Heidegger, Wittgenstein, e Lacan como um pé na Filosofia e outro na Psicanálise. Enfim, foi uma bela oportunidade para circular dentre os pensamentos de tantas personalidades, isto com foco no tema proposto sobre a linguagem em Freud.
             Filosofia, Psicologia e Psicanálise cruzam-se, todos os homens possuem uma filosofia, embora ignorem e se perguntados são incapazes de dizer acerca dos problemas da vida, é mais ou menos quando perguntamos a alguém o que é o tempo, entretanto sempre há um fundo filosófico na maneira de viver de cada um, pois as pessoas estabelecem relações com outras pessoas, a maneira como tratam dos problemas, e como resolvem de acordo com seus interesses e valores. Sabemos que a filosofia discute também e principalmente busca sempre investigar a verdade, a origem de tudo, problemas por exemplo como educação, com prazeres diários, são problemas reais de todos nós, e desempenham enorme importância, pois exerce muita influência tudo quanto o homem faz.
            Quando não é dada a devida importância a tais problemas, educação ineficiente e prazeres por prazeres, os problemas vão avolumando-se no consciente e subconsciente, é quando o filósofo não pode deixar de ser psicólogo e o psicólogo não pode deixar de ser filósofo, porque dentro da psicologia, surgem constantemente inúmeras questões que são definitivamente filosóficas, não pode a psicologia fugir a filosofia, pois ao fugir a negação per si já é filosofia, e muitas vezes implica uma metafísica mais ousada do que qualquer outra inventada por muitos filósofos desprezados. Freud sabemos não tinha nenhuma simpatia pela filosofia e nunca tentou apresentar a sua filosofia, mas é evidente que alguma professava.
            A Psicanálise que é outra escola também, entendo que seja mais uma tentativa para construir uma ciência do espírito e da vida do homem, é claro não esta isenta e permeada por princípios filosóficos, com sua utilidade no processo de cura de doenças mentais, como um processo para evitar transtornos da personalidade e da conduta social sem aparente lesão física do sistema nervoso, para dirigir a educação e para explorar as leis que governam o comportamento humano, trabalha com muitos conceitos oriundos de pensadores filósofos ocidentais e orientais.

Um comentário:

  1. Muito querido amigo Adão,
    esta madrugada, nosso comum amigo Garin, comemorando o dia do blogue, ofereceu-me um precioso presente: a notícia do “Maré Cheia”. Chego aqui e encontro filosofares prenhes de afeto. O carinho como te referes a Marcia sempre me encantou. Aliás, já faz um tempo que nos cimos a última vez: foi no mesmo local que narras na tua postagem, quando apresentei ‘A Ciência é masculina? É, sim senhora!’ em um Café Filosófico.
    Em 50 anos de magistério amealhei afetos de muita turmas. Mas quase posso afirmar que de nenhuma tenho tanta saudades como aquela tua turma do curso de Filosofia do Centro Universitário Metodista, do IPA.
    E é muito bom sentir saudades de uma turma.
    Muito sucesso com o ‘Maré cheia’. Isso de blogar é ‘uma cachaça’. Vale curtir.
    Um afago para Linda Márcia e para ti,
    com muita admiração

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir