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quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és! E Aristóteles com isto?

Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és!

O provérbio popular bastante conhecido, "Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és", é um proverbio que nos remete a amizade, remete aos laços entre companheiros que costumam partilhar momentos em comum, provavelmente a maioria das pessoas dirá que na companhia destas pessoas sabemos para onde está se dirigindo em sua vida, há verdade nisso, mas não contém toda a verdade, pois dentro de cada um habita um ser único e original, cada um caminha em seu caminho fazendo suas escolhas, no entanto, nesta individualidade é necessário e até imprescindível a presença do outro. Aristóteles diria que a amizade é condição de felicidade e uma das virtudes necessárias à vida, ele denomina por “philia”, que seria simpatia, amor que se expande em partilha e companheirismo, uma convivência intima, benéfica e agradável, dando sentido à vida, tornando-a bela, boa e digna de ser vivida, ninguém vive sem amigos, para o bem e para o mal, a necessidade de conviver está na natureza do ser humano.

Gostamos da companhia de pessoas para conversar, passear, pela simples companhia e presença, nem que seja para segurar nossas vidas em momentos difíceis, a companhia com que andamos na maioria das vezes revela nosso estilo de vida, nossas preferências e gostos, dizem muito de nosso caráter, as coisas acontecem pela afinidade, a convivência além de aproximar pode unir ideais de vida, seja em prol de um ou de muitos vivendo momentos difíceis.

Vivemos em comunidade, e por isto prescindimos da amizade do outro, principalmente nestes momentos de aflição em que o mundo está vivendo, são tantas as incertezas que agora mais do que nunca é preciso ter o coração leve para poder aliviar a aflição de alguém, à medida que a humanidade vai superando a doença que afligiu e suprimiu vidas, ficou um rastro de destruição e maiores são as necessidades, neste momento é que as amizades se farão necessárias e imprescindíveis, o mundo ficou mais pobre, os efeitos negativos ainda não foram sentidos plenamente, estejamos preparados.

A comunidade é uma gigantesca e maravilhosa rede de relações, crescemos pelos atos de relações, estas relações é que nos fazem seguir em frente e a cada dia nos faz recomeçar, o ser humano para ser humanizado se entrega diariamente nesta luta pelo reconhecimento e ligação com o outro e a pertença do todo, damos e esperamos receber em troca pelo menos o olhar silencioso do outro, e quando não surge a pertença, a vida se torna doida, nos decepcionamos, enraivecemos, no entanto isto também faz parte deste processo de humanização, a amizade é a liga nas relações é a parte mais importante no convívio diário, a reciprocidade o objetivo para a plenitude da comunidade.

A reciprocidade é a essência da amizade, seu significado ético está na convivência, partilha com pessoas que são seres naturalmente comunitários, Aristóteles tem muito mais a dizer a respeito da amizade, ele vê a amizade como uma virtude, uma disposição interior, um costume ou hábito que aperfeiçoa nós seres humanos, nos tornando capazes de agir em direção ao bem e a excelência, é através da amizade virtuosa que o ser humano se aperfeiçoa no mais íntimo de seu ser, o amigo é um outro eu! Agora é hora de vermos que são amigos ou só companheiros dos prazeres ou utilidades, agora é hora de vermos quem de verdade está unido pelo coração, é hora de ver quem está guardado debaixo de sete chaves dentro do coração!

Música “Canção Da América” por Milton Nascimento:

Video youtube:


https://www.youtube.com/watch?v=OlcQE4NeXow

 

Canção Da América (Unencounter)

Milton Nascimento

Amigo é coisa pra se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração

Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou

Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou, no pensamento ficou

Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar

No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância digam "não"

Mesmo esquecendo a canção

O que importa é ouvir

A voz que vem do coração

Pois seja o que vier (seja o que vier)

Venha o que vier (venha o que vier)

Qualquer dia, amigo, eu volto

A te encontrar

Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

Seja o que vier (seja o que vier)

Venha o que vier (venha o que vier)

Qualquer dia, amigo, eu volto

A te encontrar

Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

 

Fonte: LyricFind

Compositores: Fernando Brant / Milton Nascimento

Letra de Canção Da América (Unencounter) © Sony/ATV Music Publishing LLC,

Tratore

 

 

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Resenha da Peça “Otelo, o mouro de Veneza” de William Shakespeare

Otelo e Desdêmona

“Otelo, O mouro de Veneza”, é uma peça de teatro composta por William Shakespeare por volta do ano de 1603, é classificado como tragédia por envolver, ciúme, drama, traição, a presença da morte, o nome do personagem principal que empresta seu nome a obra é Otelo, um grande general mouro trabalhando muito bem defendo Veneza contra os invasores e na conquista de novos territórios, ele era um cara muito bem-sucedido para inveja e despeito de alguns. A história gira em torno de quatro personagens principais: Otelo (um general mouro que serve o reino de Veneza), sua esposa Desdêmona, seu tenente Cássio, e seu sub-oficial Iago.

É uma obra muito atual, por causa dos seus temas variados, tais como: preconceito racial (racismo), religioso e contra estrangeiros (xenofobia), amor, ciúme injustificado, inveja e traição, temas que continuam a desempenhar relevante papel para os dias atuais, motivos de muitas tragédias e dramas, nem todos com finais felizes. Exemplos disso está no problema da xenofobia enfrentado por povos, em geral muçulmanos provenientes do Oriente Médio, na Europa e nos Estados Unidos e no Brasil o problema está relacionado majoritariamente ao racismo, pois a intolerância religiosa é praticada contra os adeptos das religiões africanas.

A amplitude desta obra também se presta a estudos sobre o psicológico das fraquezas humanas, as emoções abordadas na tragédia por Shakespeare são emoções pertinentes ao campo de batalha no cotidiano da vida, desde o momento em que os seres humanos começaram a se relacionar socialmente.

O autor, William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, no ano de 1564. A maior parte da sua obra foi produzida em Londres entre os anos de 1590 e 1613. Ele é autor de várias obras de sucesso como Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, A megera domada, Sonho de uma noite de verão, O mercador de Veneza e A tempestade. No caso de Otelo, a peça possui duas possibilidades de data para a sua composição, quais sejam: entre o final de 1601 e 1602 ou como data comumente adotada, 1603 ou 1604.

Personagens

O Doge de Veneza.

BRABÂNCIO, senador. Outros senadores.

GRACIANO, irmão de Brabâncio.

LUDOVICO, parente de Brabâncio.

OTELO, mouro nobre, a serviço da República de Veneza.

CÁSSIO, seu tenente.

IAGO, seu alferes.

RODRIGO, fidalgo veneziano.

MONTANO, governador de Chipre antes de Otelo.

BOBO, criado de Otelo.

DESDÊMONA, filha de Brabâncio e esposa de Otelo.

EMÍLIA, esposa de Iago.

BIANCA, amante de Cássio.

Marinheiro, oficiais, gentis-homens, mensageiros, músicos, arautos, criados.

Otelo é uma tragédia, portanto os acontecimentos são dramáticos, cheio de intrigas e manipulações, a leitura requer que antecipadamente tenhamos presente que se trata de uma tragédia e que não tem um final feliz, o drama gira em torno de orgulho, infidelidade e ciúme, fala muito sobre confiança e falta de confiança, muito do que ocorre no drama é dentro de um núcleo familiar, a ideia é que tudo se passa dentro de poucos dias, o desenrolar da história é rápido, até haverá dúvidas quanto a consumação do casamento de Otelo e Desdêmona, diante de tanta intriga e maldade a ordem para ser restaurada precisará da presença da morte dos personagens, o que é típico das tragédias de Shakespeare.

Otelo é um homem mouro e negro, apesar de sua aparência rude, ele era um homem nobre em seus sentimentos e atitudes, porém muito ingênuo ao ponto de ser engano, infelizmente não acreditava o suficiente em seu amor e também sua insegurança foi suficiente para se deixar envolver por intrigas, ele tinha opositores desde os seus soldados subordinados até dentre os nobres, não entendiam como um mouro e negro tinha tanto poder, mesmo tendo se convertido ao cristianismo, como mouro ele tinha sua procedência e origem barbara, sua origem é que era o maior problema, era mais uma questão de povo civilizado X povo bárbaro, e a exclusão do estrangeiro era muito forte naqueles tempos, a cor da sua pele para eles ainda não era o maior problema, até porque a noção de escravização naquela época ela mais por conquista de povos e espólios de guerra, a “civilização” ainda não tinha emburrecido tanto ao ponto de escravizar alguém por sua cor da pele, coisa que foi tomar forma por iniciativa dos portugueses no século XV com a exploração da costa africana.

Os mouros eram povos que habitavam e estavam instalados na península ibérica durante a idade média, os mais conhecidos são os árabes, berberes, entre outros.

Desdêmona é uma jovem nobre, linda, religiosa, recatada, tinha vários pretendentes de boas famílias, naquela época um casamente representava um negócio e a união entre famílias importantes, no entanto ela por ter a confiança do seu pai conquistou o direito de escolher seu marido, sua escolha pelo mouro foi um passo além do que seu pai poderia imaginar, para aquela época sua atitude seria incompreensível, pois abriu mão do conforto e nobreza para viver uma vida aventurosa de um militar. Seu final foi difícil, assassinada por Otelo em razão da desconfiança de sua fidelidade, morreu com sua imagem maculada, sem também ter um desfecho cristão, deve ter se sentido abandonada por Deus, morreu sem o consolo da religião, coisa que para a época eram muito importantes.

A peça é repleta de preconceitos em virtude de origens, etnia, há outro caso Xenofobia o de Cassio que era um jovem matemático Florentino, que nunca havia comandado um soldado em guerra, foi promovido a tenente, coisa que também incomodavam os venezianos, eles não aceitam que alguém de fora de Veneza tivesse algum cargo de importância, o preconceito contra Otelo é maior por ele ser um bárbaro, por ser mouro e negro, como podemos observar nas palavras de Rodrigo um apaixonado não correspondido por Desdêmona, Rodrigo ao pé da janela de Brabâncio (pai de Desdêmona), inflado por Iago denuncia a fuga de Desdêmona com Otelo para se casarem as escondidas, no entanto eles dizem a Brabâncio que ela havia sido raptada por Otelo, levada a força:

 

RODRIGO — Responderei por tudo. Mas pergunto-vos, senhor, se foi com vosso assentimento, vosso sábio conselho — como quase fico a pensar — que vossa linda filha, na calada de noite tão escura, saiu em companhia de um sujeito nem melhor nem pior do que um velhaco por qualquer alugado, num gondoleiro, para aos abraços torpes entregar-se de um Mouro luxurioso; se, realmente, sabeis de tudo e concordais com isso, bem: nesse caso é certo vos fazermos inominável e atrevida ofensa. Mas se desconheceis o que se passa, ensina-me o costume que não tendes razão de censurar-nos desse modo. Não creiais que tão falho eu me revele de cortesia, para vir agora zombar de vossa grande reverência. Vossa filha — de novo vos declaro — se não lhe destes permissão, mui grave pecado cometeu, unindo o espírito, a beleza, o dever e seus haveres a um estrangeiro andejo e desgarrado daqui e de toda parte. Pag.13

 

O maior vilão da peça é Iago – o honesto, talvez o maior vilão dos vilões da literatura, ele é o principal antagonista da peça, tudo que ele trama contra Otelo é devido a seu orgulho ferido, é como se Iago incorpora-se Satã, são tantas as suas tramas e maldades que é possível fazer esta afirmação, tudo que Iago faz é em nome do mal, aproveitando-se da insegurança e desconfianças de Otelo, um ciúme sexual, Otelo tem medo da traição como da morte, é o que faz mover muitas tragédias, porém muito de suas atitudes, reações e emoções são por nós reconhecidos como não nefastos ou maléficos, como alguns dos motivos que movem os atos de Iago, o prazer que se tem pelo exercício de habilidades e aptidões, como desejo de poder, desejo de aprovação, coisa que não seriam de todo coisas más, pois fazem parte daquilo que as pessoas admiram e buscam em seu cotidiano, os artifícios de Iago toma um rumo da manipulação, artifícios que são maquiavélicos e o transformam de honesto a traiçoeiro.

Iago é o alferes (no regime militar atual seria o posto 2º tenente) de Otelo, ele odiava Otelo por ele ter promovido Cassio para o posto de tenente, posto que Iago almejava e se julgava mais habilitado para a função, além disto ele odiava Otelo por ser mouro e ser negro e odiava a Cassio por ser uma pessoa sem as qualidades para exercer o cargo. Iago era casado com Emília, que por sua vez era assistente de Desdêmona.

Iago em seu ódio por Otelo elabora um plano para o destruir, fazendo-o acreditar que a sua esposa está a ter um caso com o Cassio, coisa que não seria muito de difícil de fazer pois a fragilidade de Otelo estava em sua autoestima, ele se achava abaixo socialmente de Desdêmona, logo sua insegurança poderia ser alvo das intrigas e manipulações diabólicas de Iago.

Quem plantou a primeira sementinha de dúvidas quanto a fidelidade de Desdêmona foi o próprio pai dela como vemos neste dialogo, entre o sogro e Otelo:

BRABÂNCIO — Cuidado, Mouro! Se olhos tens, abre-os bem em toda a parte; se o pai ela enganou, pode enganar-te. Pg. 37

Otelo havia dado um mimo para Desdêmona, deu de presente para ela um lencinho que se tornou inseparável e seu objeto de adoração, muitas vezes beijava seu lencinho e conversava com ele como se falasse com Otelo, naquela época o lencinho feminino era objeto que representava muita finura e delicadeza, mal sabiam eles que este objeto seria utilizado como armação de intrigas de Iago, seria o objeto que selaria o suposto envolvimento amoroso entre Desdêmona e Cassio. Com ajuda de Emilia, Cassio conseguiu obter a posse clandestina do lencinho e o plantou junto as roupas de Cassio, Iago procurou Otelo e insinuou que Desdêmona e Cassio estariam o traindo e a prova seria o lencinho dado por Desdêmona a Cassio, o golpe deu certo.

IAGO — Acautelai-vos senhor, do ciúme; é um monstro de olhos verdes, que zomba do alimento de que vive. Vive feliz o esposo que, enganado, mas ciente do que passa, não dedica nenhum afeto a quem lhe causa o ultraje. Mas que minutos infernais não conta quem adora e duvida, quem suspeitas contínuas alimenta e ama deveras! Pag. 92 Ato III – Cena III: Iago

Cego de ciúme, Otelo mata Desdêmona e só depois descobre que ela era inocente. Então, cheio de culpa, ele se suicida.

Ésquilo que é o pai da tragédia veria nesta obra de Shakespeare o ápice de uma tragédia muito bem desenvolvida, trabalhando as fraquezas humanas como coisas do cotidiano que se perdermos o domínio de nós mesmos tais fraquezas poderão terminar em tragédia sem final feliz, a acomodação só se deu com a morte dos personagens, cada um em sua própria tragédia.

A leitura é obrigatória por sua riqueza de emoções e sentimentos, tão próximos e intensos em nosso cotidiano, ler esta obra é de verdade uma oportunidade para reflexão, ao final da leitura com certeza haverá uma sensação estranha que nos incomoda quando não tem aquele final feliz tão esperado, mas afinal a vida nem sempre nos reserva um final feliz, principalmente quando fazemos ou sofremos com alguma intriga, viver também é estar vigilante, é saber o que fazer com o que pensamos e sentimos.

Fonte:

Shakespeare, William. Otelo, O Mouro de Veneza. Edição Ridendo Castigat Mores

Versão para eBook eBooksBrasil.com. Fonte Digital www.jahr.org