Formação do professor
Formação do professor
Haddad anuncia que serão gratuitos os mestrados e doutorados em educação
Sexta-feira, 30 de setembro de 2011 - 17:41
Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).
Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente.
O ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. “Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores.”
Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. “O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério da Educação foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança.”
O ministro lembrou da emenda constitucional que tornou obrigatória a educação dos quatro aos 17 anos e qualificou o Programa de Reestruturação da Rede Escolar Pública (ProInfância) como o maior programa de expansão da rede física educacional. “A presidenta Dilma conveniou 4 mil creches e destinou recursos para 6.400 creches em todo o pais, 172 apenas na cidade de São Paulo. Além disso, o Ministério da Educação vai se responsabilizar pelo primeiro ano de custeio antes do censo” – concluiu.
Assessoria de Comunicação Social
Conta-se que Sócrates, ouvindo Platão ler seu Lysis, disse: “Por Héracles! Como esse jovem me faz dizer coisas que eu nunca disse!”
DIÓGENES LAÉRCIO, Vida e doutrinas dos filósofos ilustres
Há bastante tempo, é aguardada a noticia e finalmente chegou, é uma noticia para os professores da rede publica, o Ministro Haddad promete financiar pós graduação stricto sensu, cursos de mestrado e doutorado, para os professores da rede pública de ensino, resta esperar agora, que as universidade e faculdades ofereçam os cursos, e melhor, que a promessa se cumpra.
Uma pergunta ficou me martelando a cachola, sabe aquela questão que fica sem resposta?, pois é, estava pensando no estudante pobre e trabalhador, lembrei de uma frase do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) "Os brasileiros pobres que estudam e trabalham são verdadeiros heróis. Submetem-se a uma jornada de até 16 horas diárias, oito de trabalho, quatro de estudo e outras quatro de deslocamento. Isso é mais do que os operários no século XIX.", ora, se entre dez brasileiros um é analfabeto, aquele trabalhador que buscar sua alfabetização e quiser ir mais alem, devera procurar conciliar o estudo com o tempo livre (que tempo livre?) para estudar. E, agora deverá se complicar um pouco mais, com o aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas ampliação da jornada diária. E ai? Tudo indica que, ficara ainda mais complicada a vida do estudante trabalhador.
E o problema não fica por ai, vejam a opinião de Marlei Fernandes de Carvalho:
Hipocrisia no aumento da carga horária anual, leiam!
de Marlei Fernandes de Carvalho, el jueves, 05 de mayo de 2011 a las 22:56
Para a Presidente da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho o projeto de lei que aumenta a carga horária anual de 800 para 960 horas dentro dos 200 dias letivos é um total desencontro histórico. Primeiro que está completamente na contramão da construção coletiva da CONAE e do Plano nacional de Educação. Segundo que a proposta histórica de educação integral não passa somente pelo aumento exíguo de 48 minutos diários e sim para uma jornada única de 7 horas. Terceiro que é um projeto completamente isolado, sem uma proposta pedagógica e sem consideração com elementos centrais da qualidade da educação: relação professor-número de aluno, jornada em uma única escola, aplicação do Piso com dedicação exclusiva, hoa-atividade, formação continuada.
Não é a toa que a proposta vem de um senador suplente e que tem uma íntima relação com a educação privada. Muito provavelmente também não participou dos debates coletivos e democráticos. Pior ainda é o silêncio de todos os outros senadores. O projeto foi aprovado na Comissão de educação do Senado e segue para a Câmara dos Deputados. Precisamos agir e urgente!!
Um bom domingo a todos!
"As pesquisas não mudam a realidade. Quem muda a realidade é o homem. Agora, as pesquisas, as teorias mudam o homem. Se mudarem o homem, ele muda a realidade. Nada nos impede de fazer isso, a não ser o medo, o medo de ousar."
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