Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Viver o Abismo

 

Há momentos em que a vida deixa de ser superfície e se torna profundidade. Tudo aquilo que antes parecia sólido — valores, certezas, identidades — começa a ceder, como se estivéssemos pisando em um chão que lentamente desaparece. É nesse instante que nos aproximamos do abismo. E viver o abismo não é apenas cair nele, mas permanecer consciente dentro da queda.

Sob o olhar de Fyodor Dostoyevsky, o abismo não é um lugar externo, mas uma condição interior. Ele não está nas circunstâncias, mas na consciência que se dobra sobre si mesma. O ser humano, para Dostoiévski, é um campo de batalha — não entre o bem e o mal como abstrações, mas entre impulsos contraditórios que coexistem sem solução simples. Viver o abismo é, portanto, experimentar essa tensão sem reduzi-la.

Diferente de visões filosóficas que buscam harmonia ou síntese, Dostoiévski nos força a encarar a desordem como parte essencial da existência. Seus personagens não são equilibrados — são excessivos, fragmentados, muitas vezes autodestrutivos. E é justamente nesse excesso que algo verdadeiro emerge. O abismo, então, deixa de ser apenas ameaça e se torna revelação.

Mas essa revelação não consola.

Viver o abismo é perceber que a liberdade humana é mais profunda — e mais perigosa — do que gostaríamos. Não somos apenas vítimas das circunstâncias; somos capazes de escolher contra nós mesmos, de agir contra a razão, de desejar o que nos destrói. Há, no fundo da alma, uma espécie de vertigem: a consciência de que podemos tudo, inclusive o pior.

E ainda assim, é nesse cenário que surge a possibilidade do sagrado.

Dostoiévski não elimina Deus do abismo — ele o coloca ali dentro. Não como resposta fácil, mas como presença silenciosa diante do caos humano. A fé, em sua obra, não nasce da certeza, mas do confronto com a dúvida extrema. Acreditar não é escapar do abismo; é permanecer nele sem se dissolver completamente.

Isso transforma a experiência espiritual em algo radicalmente honesto.

Viver o abismo não é buscar luz o tempo todo, mas aprender a enxergar no escuro. É aceitar que há partes de nós que não serão resolvidas, apenas vividas. É reconhecer que a dor, a culpa, o desejo e a contradição não são desvios do caminho — são o próprio caminho.

Há, inclusive, uma estranha dignidade nisso.

Porque quem vive o abismo não vive de ilusões. Há uma lucidez dura, quase cruel, mas profundamente autêntica. É como se, ao perder as falsas certezas, ganhássemos uma forma mais crua de verdade. Não uma verdade confortável, mas uma verdade que exige presença.

E talvez seja esse o ponto mais inquietante: o abismo não precisa ser evitado.

Ele precisa ser habitado.

Não como quem se entrega à escuridão, mas como quem aprende a existir sem garantias. Como quem entende que a profundidade da vida não está na ausência de conflito, mas na intensidade com que o atravessamos.

No fim, viver o abismo, à maneira de Dostoiévski, não é cair — é permanecer.

E permanecer, às vezes, é o ato mais radical que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário