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quinta-feira, 20 de março de 2025

Relativismo Cultural

Eu estava sentado na praça quando ouvi a conversa no banco ao lado: um sujeito indignado falando alto dizia que em certos países as pessoas comem insetos como se fosse um prato refinado. "Isso é absurdo!", exclamava. Do outro lado da mesa, um amigo respondia: "Mas e se eles achassem absurdo a gente comer queijo mofado?" O silêncio momentâneo foi a deixa perfeita para perceber: estamos sempre presos à nossa própria cultura, julgando o mundo a partir dos nossos costumes.

O relativismo cultural parte exatamente desse princípio: o que é certo ou errado, belo ou feio, aceitável ou absurdo, depende do contexto cultural em que está inserido. Não há um padrão universal de valores; cada sociedade desenvolve os seus próprios com base em sua história, geografia, economia e interações sociais. Esse conceito, amplamente discutido na antropologia e na filosofia, desafia a ideia de um código moral absoluto.

Mas será que o relativismo cultural significa que tudo vale? Se cada cultura tem sua própria moral, significa que práticas como o sacrifício humano ou a mutilação genital podem ser justificadas dentro de seus contextos? Aqui surge um dilema central: se aceitarmos o relativismo cultural sem restrições, corremos o risco de legitimar ações que, sob outra ótica, poderiam ser vistas como violação dos direitos humanos. Claude Lévi-Strauss já dizia que julgar culturas externas com os olhos da nossa é um erro, mas também apontava que o respeito à diversidade não pode ser confundido com a ausência de crítica.

O problema do relativismo extremo é que ele pode levar a um paradoxo: se tudo é relativo, inclusive a própria ideia de relativismo, então nada pode ser afirmado com certeza. E se uma cultura rejeita o relativismo e defende valores universais, esse posicionamento também deveria ser respeitado? Aqui, entramos num labirinto de contradições que desafia qualquer certeza confortável.

Talvez a saída esteja em um meio-termo, como sugeria N. Sri Ram: reconhecer a pluralidade cultural sem perder a sensibilidade ética. Ele argumentava que as diferenças culturais não podem ser desculpa para a perpetuação de injustiças, mas que também não podemos impor nossos valores como se fossem superiores. Em outras palavras, o diálogo intercultural deve ser baseado no entendimento, não na imposição.

E assim voltamos ao banco da praça. O sujeito que zombava do consumo de insetos provavelmente não percebe que o seu churrasco pode ser visto como algo tão estranho quanto. No fundo, relativismo cultural é isso: um lembrete constante de que nossas certezas são apenas moldadas pelo mundo ao nosso redor. E que, talvez, seja mais produtivo trocarmos o julgamento pelo questionamento.


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